terça-feira, 15 de junho de 2010

Força Portugal!


Inicia-se hoje a participação da Selecção Nacional de futebol no campeonato do mundo na África do Sul. Acompanho a maioria esmagadora dos Portugueses no desejo e na confiança de que faremos um bom mundial! E por bom mundial não entendo que iremos ganhar a taça! Há melhores equipas em jogo do que a nossa.
Verdadeiramente importante é estarmos presentes. Conforme escrevi quando do nosso apuramento, existiam várias razões pelas quais era importante Portugal participar neste campeonato. Para além das óbvias, desportivas, o facto de ser o primeiro mundial a realizar-se no continente Africano e o facto de termos presente na África do Sul uma enorme comunidade Portuguesa, eram razões extra para a importância de jogarmos a fase final deste mundial. Basta ver a reacção da nossa comunidade para perceber...Era bom que os intelectuais de pacotilha que não entendem a força do futebol, prestassem atenção ao efeito que tem a presença da nossa equipa Nacional na África do Sul!
Agora é preciso jogar e ganhar! Ganhar hoje e com a Coreia, marcar muitos golos e depois discutir com o Brasil o 1º lugar do grupo, que possibilitará continuarmos em frente para as seguintes eliminatórias de forma menos difícil do que ficando em 2º lugar do grupo.


P.S.18/06: A estreia da equipa nacional não correu da melhor forma...vamos torcer para que o jogo contra a Coreia do Norte seja diferente. Força Portugal!

2 comentários:

  1. Acho que atingir os quartos de final seria uma medida realista de sucesso, mas devemos fazer o nosso jogo sempre nos limites e aceitar o desfecho a que isso nos conduzir.
    Uma coisa parece evidente, a seleccao comeca a sentir alguns problemas no seu elenco, que se podem vir a agravar no futuro. Nos ultimos anos tem sido poucos os jogadores portugueses de qualidade que tem sido lancados ao mais alto nivel - nao falo de Rolando ou mesmo Coentrao ou Eduardo, importantes na defesa, mas sim em tipos do meio campo ofensivo para a frente. A Academia tem vindo a secar ao ritmo das contas do Sporting, Benfica e Porto parecem mais interessados em participar em leiloes na America do Sul e contribuir para outras seleccoes, o Braga prefere reciclar jogadores sul-americanos e a maioria das outras equipas trocam os jogadores ofensivos por mais dois trincos que re-baptizam de box-to-box apenas porque nao cabem tres no espaco do campo a frente da defesa e apostam num tipo qualquer na frente que o Jorge Baidek lhes disse que era bom num DVD.
    Nunca fui nacionalista e nao gosto de preferencias com base estritamente geograficas mas temos de ter consciencia que se nao se apostar nos jovens portugueses nao se tera moral no futuro para acusar qualquer seleccionador por nao ter resultados. Se a vara esta muito alta a culpa nao e do saltador.
    No caso do Benfica, que me diz mais, neste momento o conselho que eu daria a um rapaz das camadas jovens era para sair o mais depressa possivel, pois teria mais chances de chegar a primeira equipa numa transferencia futura do que subindo dos juniores.
    Aquele abraco

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo

    Julgo que tens razão e mesmo os quartos-de-final só se conseguirmos evitar a Espanha no oitavos...
    Quanto aos nossos clubes, mais uma vez concordo contigo, mas o que me parece ainda mais escândaloso é que mesmo as camadas jovens estão cheias de miúdos estrangeiros...
    Aquele abraço

    ResponderEliminar