sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dualidade de critérios

O mesmo governo que avança com projectos na casa dos milhares de milhões de euros, como a linha de TGV Lisboa-Madrid e a correspondente 3ª travessia sobre o Tejo, está agora a reponderar a segunda fase do metro do Porto, um investimento que não chega a metade desse valor! Com o requinte do concurso da 3ª travessia ser anulado para futuramente incorporar as verbas comunitárias destinadas à linha Lisboa-Porto-Vigo, desviando-as do seu destino, a região Norte! Prefere o governo Sócrates persistir num investimento gigantesco de necessidade duvidosa que terá poucos utilizadores em vez de um investimento fundamental e estruturante para as deslocações de milhares de Portugueses...sim, porque embora o governo muitas vezes se esqueça, os que habitam a norte são tão portugueses como os que habitam a capital!
Também nas SCUTS há portugueses de 1ª e de 2ª! Enquanto a Norte, numa região com um forte índice de desemprego e a sofrer como nenhuma outra a crise que estamos a viver, o governo se prepara para taxar as SCUTS, no Algarve, numa região bem mais rica, as populações locais e visitantes continuarão a beneficiar da SCUT. Qual é o critério que justifica tal discriminação?! A EN 125 não é uma alternativa?! Mas qual é a auto-estrada neste país que tem uma alternativa?! Porto-Lisboa? Aveiro-Vilar Formoso? Lisboa-Algarve? Nenhuma auto-estrada tem uma alternativa aceitável, pois nesse caso seria discutível a existência da própria auto-estrada...

P.S. o Ministro António Mendonça com as cambalhotas que foi obrigado a dar nestes últimos dias já não se livra do rídiculo sempre que aparece a garantir qualquer coisa.

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