quinta-feira, 1 de abril de 2010

Submarinos


Ciclicamente aparecem uns "inteligentes" a bradar contra os investimentos militares. São sempre os mesmos. Acham que é de "esquerda" contestar tudo o que tenha que ver com as Forças Armadas, é a sua oportunidade de serem subversivos, vanguardistas, fracturantes, numa altura em que causas como o aborto, o casamento gay, a eutanásia vão perdendo essas caracteristicas por se irem tornando mais "mainstream".
Claro que são os mesmos que depois acham bem que Portugal aumente exponencialmente a sua área marítima, são os mesmos que querem que o Estado afaste os barcos poluidores dos nossos mares, são os mesmos que querem as nossas costas fortemente vigiadas contra o tráfico de droga, são os mesmos que querem meios expeditos para auxilio aos pescadores, são os mesmos que quando acontece uma tragédia olham para os militares à espera de auxilio. Agora, tudo isto deve ser feito sem investimentos nas nossas Forças Armadas e como tal com os equipamentos obsoletos do tempo da guerra colonial!
Dada a nossa geografia, há duas áreas da nossa defesa que têm particular relevância, a Marinha e a Força Aérea. Com parte do País disperso no oceano Atlântico, com a maior Zona Economicamente Exclusiva da Europa como é possível pensar que teremos algum controlo sobre as nossas águas sem capacidade submarina?! Capacidade essa que possuímos à mais de 40 anos?!
É claro que há reformas que deviam ser feitas; o contingente devia ser mais reduzido, provavelmente temos demasiados oficiais, demasiadas instalações, as forças terrestres e aéreas deviam ser deslocadas para o interior do país onde a sua presença faz a diferença e de onde são originários a maior parte dos efectivos e deixar as instalações fantásticas que têm nas cidades disponíveis para outros fins, deviam ser mobilizados para o combate aos incêndios, etc...Agora pensar que não são necessários, que não merecem investimentos e que deviam continuar com as "Chaimites", as G3s, os Allouet, as corvetas, tudo do tempo da guerra colonial e como tal com mais de 40 anos de idade é não só demagógico como irresponsável.



P.S. O acima escrito não é justificação para qualquer tipo de negócio menos claro e transparente, embora me pareça que estas últimas noticias têm como único objectivo o cancelamento da encomenda dos ditos submarinos...a ver vamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário