sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quem quer ser líder do PSD?

A julgar pelos putativos candidatos à liderança do maior partido da oposição, e como consequência partido alternativo de poder, esta encontra-se em saldo! O que levará alguém minimamente responsável a pensar em Pedro Passos Coelho(PPC) para líder do PSD e virtual candidato a Primeiro-Ministro? Que provas deu PPC para ser merecedor de lugar de tão grande responsabilidade? Será que os critérios para a escolha de um candidato passaram a ser a sua aparência e a sua juventude? Será que para ser líder do PSD basta ter sido líder da JSD? e ainda por cima, um fraco líder?! Bem, é certo que PPC também é líder da Assembleia Municipal de Vila Real...será que só a mim é que isto parece muito pouco?! O candidato parece-me mais um produto das manobras de Ângelo Correia e de alguma opinião publicada, que nem presta atenção ao facto de PPC corporizar as ideias neo-liberais tão criticadas nestes últimos meses....

Paulo Rangel, apesar de provas já dadas, também não me parece o candidato ideal. É certo que Paulo Rangel deu já provas enquanto Secretário de Estado, enquanto líder parlamentar com um brilhante trabalho e com uma excelente campanha na candidatura Europeia do PSD. Tem sem dúvidas mais provas dadas do que PPC, para além de bem maior modéstia...

Para candidato a Primeiro-Ministro, sim porque o líder do PSD é um putativo candidato a Primeiro-Ministro, e para uma legislatura que irá ser bastante difícil, será necessário alguém com experiência, com intuição politica, com credibilidade e sentido de estado muito acima da média. Estou certo de que José Sócrates não irá ter qualquer tipo de cedência ou diálogo e entrará antes por um caminho de autovitimização, tentando ao máximo que a oposição provoque eleições antecipadas que possa cavalgar de forma a obter novamente aquilo que tanto gosta, que é o poder absoluto!

Marcelo Rebelo de Sousa é um bom candidato, pela sua inteligência à muito comprovada, pela sua enorme intuição, pela sua experiência enquanto líder que já foi e que não teve oportunidade de se apresentar a eleições. Mas, para mim, o candidato ideal, pelo trabalho desenvolvido, pela sua personalidade, pela sua imagem de credibilidade e de competência, pelas politicas que defende e desenvolve é Rui Rio. E não venham com a história de que é Presidente da Câmara do Porto, porque já muitos autarcas foram líderes nacionais dos seu partidos. Jorge Sampaio foi Presidente da Câmara de Lisboa e líder do PS e até Luis Filipe Meneses foi Presidente da Câmara de Gaia e líder nacional do PSD (de tal forma que ainda hoje não se deu conta de que já foi apeado....)

1 comentário:

  1. Dando uma de regionalista, que nao sou: deixa estar o Rio, a Camara do Porto nao e o Boavista do poder central, em que quem da nas vistas assegura transferencia para Lisboa.
    Nem com o Fernando Gomes, que parecia um candidato optimo a terra de cabeleireiros, se safou!

    ResponderEliminar