domingo, 13 de setembro de 2009

Debate Sócrates- Manuela Ferreira Leite

Realizou-se ontem o último debate entre candidatos às eleições legislativas, que opôs José Sócrates a Manuela Ferreira Leite. Começo por um ponto prévio: no dia 27 irei votar, convictamente, no PSD e em Manuela Ferreira Leite! Julgo ser a melhor escolha para Portugal! Posto isto, devo dizer que a prestação da minha candidata foi francamente fraca, para ser meigo!Para além de uma clara falta de jeito para debates, MFL revelou estar mal preparada, não sendo capaz de contestar os disparates que José Sócrates anda a repetir à semanas! Já não há paciência para ouvir Sócrates a falar do governo passado (algo que se resolveria facilmente se lhe devolvessem a "gentileza" lembrando-lhe o governo Guterres de que fez parte e lembrando-o que o anterior governo foi julgado em 2005!); as comparações que insiste em fazer da crise de 2003 com a de 2009, como se uma diminuição do PIB de 0,8% em 2003 tivesse alguma coisa a ver com uma diminuição esperada do PIB para 2009 de 4%; a comparação entre o nº de PMEs "ajudadas", quando a ajuda que receberam foi apenas mais endividamento...; o défice de 2008 que foi o mais baixo da democracia portuguesa, mas que sem receitas extraordinárias (que Sócrates sempre disse que não usaria...) seria, segundo o Banco de Portugal, 0,6% maior. Finalmente na questão das SCUTs esteve muito mal, não se percebendo afinal o que pretende!
É certo que nem tudo foi mau para MFL, esteve bem na denúncia, que poucas vezes é feita, de que a reforma da Seg. Social foi feita à custa da enorme diminuição das pensões para o futuro, por comparação com o último salário no activo; esteve bem ao salientar as diferenças no modelo de desenvolvimento social, que no PS é fortemente assistencialista por contraponto ao do PSD que prefere estimular o crescimento para que os apoios deixem de ser uma fatalidade; esteve bem ao lembrar a enorme diferença de "curricula", seja este académico ou profissional, entre os dois candidatos.

Tendo sido assim, não concordo com as análises que dizem que houve empate, ou mesmo vitória para MFL. Sócrates é uma "picareta falante", parecia que só ele é que falava e muitas vezes era mais incómoda para Sócrates a moderadora do que a opositora!!!
No entanto para se ser uma boa governante não é preciso ser-se uma boa comunicadora, como aliás fica provado, por oposição, com José Sócrates! Não concordo também com os comentadores que dizem terem ficado provadas as poucas diferenças entre PS e PSD! Não é verdade! Ficou bem evidente as enormes diferenças de modelo de desenvolvimento e de sociedade entre os dois projectos de governo e entre os dois candidatos e o de Manuela Ferreira Leite é, na minha opinião, o melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário