segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais

Ao analisar os resultados da eleição de ontem, parece-me óbvia a identificação dos vencedores e dos vencidos. Depois de semanas a ser insultado ( e não questionado...) por 5 dos 6 candidatos à Presidência, a vitória de Cavaco Silva à primeira volta é digna de ser assinalada! O facto de ter vencido em todos os distritos do país e de ter tido mais do dobro da votação do candidato que ficou em segundo lugar, são indicadores importantes da sintonia entre os portugueses e o seu actual e futuro Presidente da República.
Esta eleição foi para a Presidência da República e o simples facto de Pedro Passos Coelho o ter reconhecido, recusando "cavalgar" a vitória de Cavaco, faz dele um vencedor. A serenidade e a seriedade com que comentou os resultados de ontem são, também, de assinalar.
Como qualquer eleição, esta também teve derrotados. Manuel Alegre, que conseguiu ter uma votação menor do que há cinco anos; José Sócrates e o Governo, que sem qualquer Sentido de Estado, se envolveram directamente nos insultos ao Presidente da República em funções e a campanha suja, que por mais lama que tentasse lançar para a arena politica, não impediu uma eleição de Cavaco Silva à primeira volta. E depois ainda se admiram com a abstenção...


P.S: a situação absolutamente terceiro-mundista vivida por milhares de cidadãos que pretendiam votar e não o conseguiram só encontra paralelo na ridícula declaração de Francisco Louça no comentário às eleições de ontem.

P.S.30/01: parece que anda por aí alguma gente incomodada com o discurso de vitória do candidato Cavaco Silva. Depois de ter andado semanas a ver posta em causa a sua honorabilidade, Cavaco deveria ter ignorado tal comportamento por parte dos seus adversários?! Quem não se sente, não é filho de boa gente!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

e se tivessemos sido Campeões?!

O F.C.Porto foi 10º melhor clube de 2010 para a Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol. O Sporting é o segundo clube português mais bem classificado em 2010, surgindo em 41º lugar, enquanto o Sp. de Braga é o terceiro (55º). O campeão nacional de 2010 é o 59º...


in Público

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um bom tema de campanha

As estatisticas do INE continuam a mostrar uma país cheio de disparidades regionais. O rendimento anual disponível para cada habitante do Norte em 2008 era de 9.786 euros, contra 10.177 euros no centro e 14.724 euros em Lisboa, líder no rendimento per capita.


in Público

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chafurdar na Lama

A campanha presidencial está dominada pelo "estilo sarjeta" do Bloco de Esquerda. Depois da intervenção regorgitante de Francisco Louça hoje no Parlamento, percebe-se quem é o ideólogo por trás da táctica "quanto pior melhor!".
O cidadão Cavaco silva, cinco anos depois de ter abandonado a vida politica, resolveu aplicar as suas poupanças em acções, como tantos outros portugueses. Quatro anos antes de voltar a ter qualquer outra actividade politica, resolveu vender as referidas acções. Vendeu-as a preço inferior ao que outros fizeram na altura! Seis anos depois, rebentou o escândalo BPN. Qual a relevância deste acto para a campanha presidencial?!
Claro que o "estilo sarjeta" nunca fica sem resposta...Manuel Alegre, deputado da Nação, vendeu um texto literário seu para uma campanha publicitária ao BPP. Foi pago. Pelos vistos o estatuto de deputado não o permite...não me parece muito importante. Já as explicações que deu foram lamentáveis. De manhã, não tinha sido pago. À tarde, tinha mandado devolver o cheque ao banco. À noite, afinal não tinha sido um cheque, mas sim uma transferência e tinha emitido um cheque de valor idêntico e devolvido à empresa publicitária. Logo depois, a empresa publicitária nega ter recebido qualquer cheque!
Lamentável! Os que se queixavam da falta de relevância da campanha presidencial foram os primeiros a chafurdar na lama!


P.S. Poderia Cavaco ter dado explicações mais concretas? Sem dúvida! Deveria Manuel Alegre ter pensado melhor antes de dar as diferentes explicações? Sem dúvida também!